PREÂMBULO DA HISTÓRIA- CAMP-PG
“Circulo de Amigos do Menor Patrulheiro de Praia Grande”, atualmente “Centro de Aprendizagem Metódica e Prática de Praia Grande-CAMP-PG”
Em 1973, um prestante cidadão Teodósio de Augustinis, Militar da Força Aérea Brasileira da reserva e Juiz de Paz na cidade, corretor de imóveis e consequentemente vereador de Praia Grande, se preocupava demais com a situação do menor carente da cidade e conhecedor do trabalho do CAMP (Circulo de Amigos do Menor Patrulheiro) iniciado em São Carlos, onde foi estendido para a Baixada Santista com ótimo resultado, resolveu criar nesta cidade, o “Circulo de Amigos do Menor Patrulheiro de Praia Grande”.
Nesta ocasião era Prefeito de Praia Grande/SP o Sr. Leopoldo Estásio Vanderlinde, que imediatamente se prontificou a colaborar na criação da Entidade. Foram Feitas diversas reuniões preparatórias e convites a pessoas que pudessem participar desse “Circulo de Amigos”. Assim, conseguiu juntar 26 pessoas amigas que se tornaram os Fundadores, e no dia 17 de Maio de 1974 foi realizada a fundação oficial do CAMP-PG. Por solicitação do Pres. Teodósio de Augustinis, o Exmo. Prefeito Leopoldo Eustásio Vanderlinde, baixou Portaria nomeando o servidor Tito Freire de Carvalho,como instrutor do CAMP-PG, o mesmo desempenhou suas funções de forma ilibada e muita dedicação até o ano de 2011, quando aposentou-se depois de 37 anos dedicados a Entidade, tornando um ícone na história do CAMP-PG.
A primeira sede foi no antigo clube do Siri na Av. São Paulo esquina com a Av. Brasil, cedida pela Prefeitura, onde também funcionava a Guarda Municipal. Nossas formaturas e solenidades eram realizadas na rua em frente a sede devido ao espaço reduzido. A primeira formatura ocorreu em 1974, foi uma turma composta de 44 jovens e teve um fato curioso, os Diretores tiveram que ir nas residências dos jovens e convidá-los a ingressarem no CAMPPG.
Em seguida mudamos para a Rua Santa Catarina, 263, uma modesta casa (edícula), alugada por mais de 10 anos, nesse local foi comemorada a festa do 10º aniversário de fundação, com a programação do 1º Torneio Paulista de Futebol Inter-CAMPs, reunindo os CAMPs de Praia Grande, Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá, São Bernardo do Campo, Valinhos e Limeira.
Enfim, nosso sonho da sede própria foi realizado em 1985. Com a aquisição de uma área de 6 (seis) lotes, sendo que o lote 5 (cinco) foi uma doação do casal Dr. Tude Bastos e Sra. Dayse Bastos e os demais lotes foram pagos parcelados. Iniciou se então a etapa de limpeza dos terrenos que era um matagal e com a ajuda dos Diretores, Conselheiros e muitos pais, conseguimos limpar a área.
Finalmente, o Diretor Raimundo Nonato Vilhena Sarmento, elaborou o projeto para iniciarmos a obra e surgiu a ideia de formar uma Comissão de Obras composta pelos Srs. Ricardo Cao Viño, Toshio Yamauti, Raimundo Nonato Vilhena Sarmento que começaram a trabalhar paraedificar a obra nos finais de semana e feriados juntamente com a Diretoria, Conselho e pais dos adolescentes. Foram feitas muitas doações pelos empresários e construtores de Praia Grande, além dos empresários de Mongaguá e São Vicente.
RELAÇÃO DOS FUNDADORES
1- Antonio Jorge
2- Arnaldo Gonçalves de Oliveira
3- Arnaldo Sartori
4- Carlos Alberto Justo
5- Edgard Aparecido Lazaro
6- Edward Peressim
7- Enio Vilas Boas
8- Ernani Pessoa Claudino
9- Florisvaldo Borges de Queiroz
10- Francisco Mendes
11- Israel Grimaldi Milani
12- João Pereira dos Santos Netto
13- Jodir Seabra da Silva
14- Julio Alberto Piteli
15- Leopoldo Estásio Vanderlinde
16- Lucinio de Moraes Sarmento Junior
17- Mucio de Toledo Netto
18- Nancyr Feliciano de Oliveira
19- Noel Uvinha
20- Oswaldo Cruz Soares Ferreira
21- Roberto Shoji
22- Salvador de Cicco Neto
23- Silvio Stucchi
24- Teodósio de Augustinis
25- Vicente Fernandes
26- Valdith Pedro